quarta-feira, 6 de agosto de 2014

As cem linguagens da criança


Para documentar e expor a rotina das crianças na EMEI José Madureira Lebrão, as professoras do Infantil III do período da manhã (Juliana, Leandra, Alessandra, Juracy e Aline) produziram um mural com fotos e desenhos dos alunos que evidencia as práticas cotidianas dentro da escola e as múltiplas linguagens que ela oferece. 
Muitas são as oportunidades de explorar, conhecer e aprender: hora da história, atividades de arte em diversos ambientes, degustação de alimentos vinculados a projetos, cuidados com o corpo, movimento, interação entre as crianças etc.

A criança é feita de cem.
A criança tem cem mãos
Cem pensamentos
Cem modos de pensar
de jogar e de falar.
Cem sempre cem modos de escutar
as maravilhas de amar.
Cem alegrias para cantar e compreender.
Cem mundos para descobrir.
Cem mundos para inventar.
Cem mundos para sonhar.
A criança tem cem linguagens
(e depois cem cem cem)
mas roubaram-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura
lhe separaram a cabeça do corpo.
Dizem-lhe:
de pensar sem as mãos
de fazer sem a cabeça
de escutar e não falar
de compreender sem alegrias
de amar e maravilhar-se
só na páscoa e no Natal.
Dizem-lhe:
de descobrir o mundo que já existe
d de cem
roubaram-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
que o jogo e o trabalho
a realidade e a fantasia
a ciência e a imaginação
o céu e a terra
a razão e o sonho
são coisas que não estão juntas.

Dizem-lhe
que as cem não existem
A criança diz:
ao contrario, as cem existem.

Loris Malaguzzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário